quinta-feira, 16 de junho de 2011

Legionários Urbanos

Por que gostamos tanto de legião urbana? Eu me perguntava isso desde criança, uma banda que arrastou e ainda arrasta multidões, que mesmo depois de findada, ainda permanece viva dentro de tantas mentes, vende milhares de CDs e conquista jovens.
Cheguei a conclusão que talvez o segredo desde sucesso, seja o fato de Legião Urbana não ter uma época. Sua música, sua letra, se aplica a qualquer ano, a qualquer idade. Não importa se você tem 60 anos ou 15 anos. Se presenciou a ditadura, ou uma decepção amorosa. Se você está triste, com raiva ou feliz, você se encontra nas palavras do eterno Renato Russo, e ainda diz "Putz, tal música ele fez pra mim."
E por que? Porque tudo que Renato Russo pregou e sentiu ainda está vivo, afinal, sentimentos não tem tempo. Amor, ódio, solidão não possuem distinção entre épocas. Renato russo mostrou em suas letras as faces da humanidade, a busca, a solidão, a indignação e a certeza de que é preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.
E nada mudou desde então, o mundo ainda anda complicado, o ser humano tolo ainda busca a perfeição, e vê apenas um país totalmente imperfeito, e os que celebram a tudo isso. Ainda nos entregamos, nos perdemos, e procuramos alguém para conversar que não use o que dissermos contra nós mesmos.
E que geração é esta senão ainda a da coca-cola? Não nos perguntamos ainda que país louco é este?
Tudo o que Renato Russo descreveu com tanta maestria e arte ainda está presente, e isso faz da Legião Urbana algo atemporal.
Ao menos eu (e acredito que outros tenham a mesma opinião) quando ouço uma canção quero me encontrar em algum ponto desta, pois isso me trás uma sensação de que a letra foi feita especialmente para mim. E sinto isso ao ouvir as canções de Renato Russo.
É isso que faz desta banda, uma ponte entre gerações. Pois não importa se há 10 anos, hoje, ou daquí a mais dez, parece que sempre haverá uma geração de legionários urbanos.


Minhas Favoritas
Tempo perdido
Daniel na cova dos Leões
O teatro dos Vampiros
A canção do Senhor da guerra
Andrea Doriah
Quase sem querer
Giz
Antes das seis
O mundo anda tão complicado
O Livro dos dias
LOVE IN THE AFTERNOON
Mil pedaços
ESPERANDO POR MIM
A Via Láctea


Lorem Krsna

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. valeeu pelo comentario amiigah'
    belo post o seeu sobre legião urbana
    tudo de otimo...
    Beeijoh

    ResponderExcluir

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...