sábado, 6 de abril de 2013

Carta ao Eu que fui


Querida Eu de antes.
Nos últimos dias não venho me reconhecendo no espelho, e muito menos nas fotos antigas. Não que eu não lembre de como era, ou que não tenha ainda tantas teimosias e perguntas, mas venho notando o quanto venho deixando os pesos para trás, mesmo nos dias ruins, porque venho aprendendo que nada dura. Queria ter uma maneira de contar isso a você, a Eu de antes. Teria me poupado muita dor de cabeça e noites mal dormidos, e muitas perguntas erradas, ou certezas inexistentes. Você ainda vai ter alguns problemas, mas também algumas recompensas. E acho que isso serve de algo, e que seja o fluxo certo das coisas, como o temporal e o arco-íris depois.
Você terá bons amigos, e outros nem tanto, e nem sempre vai saber em quem confiar. Vai se decepcionar muito, dizer coisas que vai se arrepender, passar por noites ruins, madrugadas terríveis, e medos de perdas que é o tipo de coisa que não vai saber ao certo como lidar, mesmo com sua cara sempre enfiada nos livros. Muito do que você aprenderá na vida, não será em livros. Ainda assim eles serão por vezes as janelas para a fuga, e ótimos aliados e isso não vai mudar. Mas você vai aprender a se virar bem sem eles. A sair dos bastidores e entrar no palco sem medo de julgamentos, mas não da maneira fácil. Nunca será da maneira fácil.
A vida é bem mais complicada do que uma biblioteca minha cara. E tem cores muito mais belas do que representa em seus desenhos.
Sua família ainda será sem porto em todos os momentos de águas fortes, mas terá que saber a diferença entre segurança e aprisionamento. Terá que aprender a voar, mesmo com toda a dificuldade.
Nem sempre a coisa certa estará clara. E quase nunca achará respostas em consolos e abraços, na maioria das vezes, seus maiores críticos acabarão sendo amigos mais úteis do que aqueles que fecham os olhos para seus erros.
Haverá algumas lágrimas. De risos e de angustias. Quando fizer 15, perceberá suas idiotices dos 14, e com 16, o quanto foi tola aos 15. Mas nunca conseguirá ser tão boa quanto quando tinha 6 ou 7. E isso não vai mudar.
Vai se apaixonar. Muito. Nem sempre por pessoas de carne e osso. Mas vai quebrar a cara, e aprender toda vida com os tropeços, que não serão poucos nem fáceis, mas no fim, tudo vai ficando para trás se você quiser.
Nem sempre fará o que quer, o que gosta, mas nem sempre isso será ruim, entretanto. Às vezes é melhor escolher sem ter certeza, do que esperar por tempo indeterminado. A vida não espera por ninguém, e nem as coisas passam de modo fácil. Nós que escolhemos a nossa cura das coisas.
Você encontrará pessoas boas, muito boas, que te farão bem. E pessoas que esperam tua queda. Precisará saber tratar com os dois com elegância. Ficará mais madura, mas nem sempre menos ingênua, ou insolente. Vai machucar quem ama sem querer, e ser também machucada, e saber assim engolir orgulho e pedir perdão e perdoar. Mas nunca vai esquecer.
Há muito o que acontecer ainda. O mundo mal se abre diante de teus olhos, e acredito que também diante dos meus, que mal enxergam a janela que se abre ao mundo. Mas vais aprender a viver. E acredite, tudo melhora, mesmo que tenha ficado ruim antes, e sempre será assim.
Então apenas viva. Corra mais por aí. Arrisque mais. Resolva seus assuntos mal acabados, pois o passado, vai ficar no passado de fato. Enterrado, esquecido, e a vida nunca será a mesma de um dia para outro...
Alguns de seus ideais vão vir por terra. Suas certezas não passaram de escrituras na areia. Mas seu caráter será o único imutável. Confie mais. Entre mais no palco e fique menos na plateia. Aplauda menos os sucessos dos outros e tente criar os seus.
É o que recomendo para você, Eu de antes. Mas talvez você tenha que passar por tudo para ter a clareza. E eu ainda tenha que passar por muito mais, para ver a luz.

Com carinho
A Eu de hoje.
Lorem Krsna   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...