quinta-feira, 17 de março de 2011

"O chamado das asas"


Um homem seguia viagem com sua mulher e filhos no carro da família, quando um estranho os pede carona em meio a um lugar deserto do caminho.
Apesar de ciente do perigo que representa em acolher estranhos na situação descrita, ele o faz por algum motivo. Talvez a cara do desconhecido tivesse algo de... conhecido. Ou fosse a idade pouca que o jovem aparentava. A solidariedade falando mais alto do quê a prudência causada pelo medo no mundo violento em que nos encontramos. O fato é: ele concedeu a carona ao jovem.
Quilômetros adiante, ocorre um acidente violento, e o carro fica quase completamente destroçado. A família fica presa em meio as ferragens, onde fatalmente pereceriam. Mas eis que então, o jovem desconhecido a qual haviam acolhido no veiculo, saí das ferragens, e um por um, tira todos do carro e os coloca a salvo na margem da estrada. Ao repousar o último ferido, ele cai. Morto.
Toda a família sobrevivi, graças a intervenção do jovem, do qual não sabem praticamente nada.
Ouvi esta reportagem veridica em um jornal quando era criança, e fiquei... impressionada, para dizer o minímo. Nunca a esqueci, e recordo que na época, tudo em que acreditava era que esse jovem que morrera por desconhecidos era um anjo, que viera somente para isto. Ele estava no local certo, na hora certa. Minha mente infantil imaginou seu rosto por noites seguidas, e suas asas brancas se espatifando em plumas...
Algumas coisas mudaram, mas nunca consegui esquecer esta história. Fico pensando o que teria ocorrido se não houvessem oferecido carona ao rapaz/ anjo. Sim, para mim ele continua um anjo. Talvez não um anjo de asas emplumadas, mas uma pessoa boa o bastante para se arriscar por outros... para morrer por estranhos. Para mim, estes são os anjos.
E fico feliz por existirem pessoas assim, vagando por nossas vidas sem que as vezes nem ao menos percebamos. Vejo anjos em hospitais, em resgates e tantos outros que surgem em momentos de crise, que parecem estar lá no instante exato em que são esperados. Em que precisam deles.
E então todos ficam impressionados... e por que ficamos? Por que para nós, essa bondade é rara, quando não deveria ser.
E as vezes, acho que não há mais fé ou jeito para o mundo, e meu desejo mesmo é pedir para o mundo parar para que eu desça dele de uma vez. Mas então acontece algo que me faz pensar em como a humanidade me espanta... e sinto orgulho de minha condição.
Um rapaz salva uma família desconhecida. Um menino entra em uma casa em chamas para salvar um bêbê. Bombeiros arriscam-se por pessoas que nem ao menos conhecem. Um homem pula em um trilho de metrô para salvar um jovem, e os dois ficam encolhidos enquanto a máquina passa por cima de ambos sem nem ao menos tocá-los. E ao perguntarem a  este homem por que fez tal "loucura" ele é sucinto : "Não queria que minhas filhas vissem ninguém morrer" .
A mesma raça responsável por criar criaturas que dirigem massacres aos seus, criando pessoas que vivem para ajudar. Criando anjos humanos.
Será que todos estes  não são feitos da mesma matéria química? Não passaram então pelas mesma fases evolutivas? Será que possuem uma histologia diferente? Não são feitos dos mesmos instintos que comandam através de impulsos o nosso cerébro animal? Sua genética será tão diferente? Se sequenciarmos seu DNA veremos não as mesmas bases nitrogenadas que constituem seus nucléotidios existentes nos demais?
Dúvido.
Queria eu um dia saber os segredos por trás de atos tão controversos e espantosos. Saber os designios reservados para cada um, e se há realmente acasos... sorte e instinto envolvido na vida da humanidade, ou a mão de algo maior em cada um de nós.
Bom, por enquanto prefiro não pensar tão profundamente, ou encontrarei mesmo a fuga mais rápida para a loucura...
Continuo a acompanhar os "anjos" cruzando e mudando nossas vidas, em filas de hospitais, estradas e catástrofes.
E findo com a frase que a sarcástica e sincera narradora morte disse no livro "a menina que roubava livros" do autor Markus Zusak:
Os seres humanos me assombram.

Lorem Krsna

3 comentários:

  1. Precisamos ser mais humildes, desgarrados de coisas pequenas e pensamentos egoístas. É isso que está faltando.

    Valeu pela visita no blog ;D

    ResponderExcluir
  2. se fossemos procurar entender o que nos torna mais ou menos prestativo e tomarmos as melhores opções em momentos controversos,talvez ficássemos indo e voltando numa linha em que a condição e opção de vida teria uma séria influência ,mas com certeza estaríamos paralelo,ao pensamento de que o sobrenatural a força que vive mesmo quando nos sentimos impossibilitados diante de tal situação.Eis que o instinto a essência o bem e o mal em seus status , tudo o que somos ,em uma força nos(Seres Humanos) faz anjos.

    Concordo com o comentário anterior, a humildade é um "produto" que esta em baixa escala de produção.

    ResponderExcluir
  3. A têneu linha entre o bem o mal, o certo e o errado, o agir e omitir...
    Agradeço pelos comentários.
    Sim, concordo com ambos que a humildade está em falta na alma das pessoas, mas o que não quer dizer que não exista mais...
    Sempre há a esperança, por mais breve que seja, de que tudo irá dar certo...
    Afinal, como já disse, ninguém entende ao certo a alma do homem.
    "os seres humanos me assombram"

    ResponderExcluir

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...