terça-feira, 6 de dezembro de 2011

August Rush - A música está no ar


 

 
“Ouça. Consegue ouvir? A música?
Eu consigo ouví-la em qualquer lugar.
No vento,  no ar, na luz. 
Está ao nosso redor. A gente precisa se abrir.
A gente só precisa ouvir.”
August Rush

Por três vezes eu passei na locadora, vi aquele filme e o ignorei. Foi quando meu irmão ligou para mim de Olinda, o recomendado, que me dei conta que ele estava lá. Fui meio que por curiosidade – filmes sobre música sempre me fascinaram – e não me arrependi nenhum pouco.
Não somente pela trilha sonora, simplesmente INCRÍVEL, mas também pela história, que tinha tudo para ser mais um drama do garoto órfão em busca dos pais, mas que acaba surpreendendo, justamente por aquele toque especial: o amor dos personagens pela música.

 Sinopse

O filme conta a história do menino Evan, interpretado pelo jovem ator Freddie Highmore. Evan é um garoto de onze anos que cresceu em um orfanato possuindo o dom da música, e sonhando conhecer os pais, acredita que é este dom que o levará até eles. E por acreditar nisso, ele foge da casa onde vivi e chega à cidade para encontrá-los. Lá ele acaba encontrando Arthur, um garoto que toca nas ruas e que o leva até Maxwell (Robin Williams), um músico frustrado que ganha dinheiro explorando o talento de crianças de rua. E logo ele descobre o talento extraordinário de Evan, um músico nato. Então ele passa a usá-lo, o dando o nome de August Rush.
Ao mesmo tempo em que é passada a saga de Evan, somos apresentados a real história de seus pais. Sua mãe, uma violoncelista de talento, Lyla Novacek (Keri Russel), que conhece seu pai por uma noite, o guitarrista e cantor Louis Connely (Jonathan Meyers). E aí entra umas das grandes sacadas da história: o acaso. Como representado em uma das mais conhecidas histórias de amor da história, Romeu e Julieta de William Shakespeare, o amor se mostra prejudicado pelas tramas do destino, o sujeito chato que só aparece para atrapalhar tudo.
Lyla e Louis têm o destino contra eles em todos os momentos. Separados após a única noite em que passaram juntos (Aliás tenho que dizer viu, eles eram bem apressadinhos, mal se conheceram e já se agarraram ¬¬) ela se descobre grávida. Seu pai não os quer juntos, para não atrapalhar sua carreira, e tão pouco quer a criança, por isso quando Lyla sofre um acidente e tem a criança, ele a doa dizendo que o bebê nasceu morto.
Casal apressadinho hum hum!


Então ambos permanecem separados por onze anos, e quando Louis vai em busca da amada, ao mesmo tempo Lyla descobre que o filho está vivo e tenta encontrá-lo.
Evan procura os pais, Louis procura Lyla, e Lyla procura Evan.
E todo tempo o destino conspira contra os três, chegando certo trecho da história em que Evan toca com Louis sem que nenhum saiba que são pai e filho.

Louis e Evan se encontram...Tocam juntos sem saber que são pai e filho. Destino filho da mãe!!

Não irei contar como a história finda, mas basta saber que Evan ainda passa por poucas e boas para realizar sem intento, chegando a estudar ainda em uma das melhores escolas de música e reger seu próprio concerto. O talento do garoto impressiona a todos, como se a música estivesse dentro dele, e em tudo o que ele tocasse. Mas tudo o que ele deseja é encontrar os pais.
Mas vamos ao ponto em que pretendo chegar: O que filme quer passar?
Bem, eu sei bem o recado que ele passou para mim, para que você acredite. Acredite naquilo que você quer, mesmo que tudo, até mesmo o acaso, pareça contra você. Se você for forte e capaz, você pode alcançar seu objetivo, se acreditar nele, e principalmente em si mesmo.
Este filme é uma história de buscas, por aquilo que é importante, e principalmente acredito que cada um dos personagens estava também tentando encontrar a si mesmo naquilo (ou naqueles mais exatamente) que buscavam. E para isso utilizaram a música.
Maxwell estava buscando nas pessoas o que perdera nele, as oportunidades que passaram o sucesso que almejou um dia. De todos os personagens, ele, que representa o, vamos dizer “vilão” da história, seja o mais interessantemente humano de todos. Maxwell representa o sonho não realizado, quando você desiste do que procura e finda como um ser frustrado, e principalmente perdido. 
Max e Evan

E o que a música representa em toda a história?
A música funciona como uma válvula de escape, como um meio de se realizar um sonho, como uma linha que une cada personagem da história na trama, e cruza o caminho de todos eles. Ela está em tudo, e em cada um. Evan então seria como aquele que rege o concerto para que a música una as linhas e desembarace a trama. Como a música, ele é o ponto em comum entre todos os personagens, pois passa tocando a vida de cada um. Ele nasceu da música e pela música.
Então, uma história sobre sonhos, buscas, a música, e o que ela representa para cada um. 

O recado está passado e o filme recomendado.

“Nunca desista de sua música. Não importa o que aconteça. Mas quando algo de ruim acontecer com você, é o único lugar para onde pode fugir e esquecer.”
Louis


Bom pessoal, e quem quiser dar uma ouvida no CD da trilha do filme, eis as músicas que recomendo:
  •  Raise It Up (Passa em uma das passagens mais legais do filme, em que Evan procura abrigo e descobre uma igreja. Lá ele encontra um grupo de pessoas cantando esta música, com uma fé impressionante. E estas pessoas o ajudam. Mais uma vez a música parece o guiar em seu caminho, como um anjo.)
 
  • Elgar/Something Inside (Louis e Lyla, a guitarra e o violoncelo combinaram muito, ficou uma canção incrível. A minha favorita na trilha.)
  • This Time (Essa eu tentei tocar :p)
  • La bamba (essa nova versão da música ficou bem divertida no filme. E que voz é aquela do Arthur? AMEI. Tem outra música que ele toca também para Evan quando eles se conhecem, Father. É linda)
E tem a música que o Robin Williams toca na gaita logo quando Lyla e Louis se conhecem.  Faz tipo, você sonhar acordada.
   

Lorem Krsna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...