sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Formiguinhas Z: ideologias e a luta de classes

Em sua canção ideologia Cazuza diz que é necessário ter uma para viver, ou seja, ideologia seria um  objetivo, um ideal. 
Porém, segundo Karl Marx sobre a luta das classes, ideologia seria uma ideia ilusória criada pela classe dominante para manipular a classe dominada. Estava pensando nisso quando lembrei de um filme infantil que adoro, e que já assisti vária vezes em família, Formiguinhas Z.
Quando você lê os conceitos de Karl Marx sobre as classes sociais você acaba percebendo que quem produziu esta animação sem dúvida deve ser um admirador da luta das classes, pois ele representa em tudo estas ideias.
Vamos ver.
A classe operária seriam as formigas como Asteka e Z, que seriam dominadas pela guarda dos soldados e realeza, obedecendo a classe dominante em prol de uma ideologia por eles estabelecidas : a união do formigueiro. 
A construção do túnel. e os cartazes espalhados por todo o local de trabalho também poder mostrar esta opinião com clareza através de frases como "nada dignifica mais que o trabalho".
Mas na realidade, durante todo o filme as operárias são exploradas, e acabam construindo um túnel por ordem superiores que na verdade serviria para matar todas. Ainda assim, a maioria das fomigas acredita veemente que este túnel irá ser melhor para todos. Elas não enxergam a própria realidade, cegas apenas em obedecer e fazer aquilo que dizem que elas nasceram para fazer: Trabalhar. Estes seriam o proletariado.
Porém Z percebeu esta situação e a exploração a que estavam sendo impostas. E decidiu que podia sim mudar de condição. Ele rompeu a ideologia ilusória e foi capaz de enxergar além daquilo que lhe era imposto. Motivado pela conscientização de classe ele se uniu aos de igual condição para tentar mudar esta situação, enfrentando a classe dominante.
Para Karl este confonto representa a luta das classes, que segundo ele até hoje é a história da sociedade.
No confronto entre as operárias (Proletariado) e os soldados (classe dominante) o formigueiro foi destruido e se iniciou uma nova ordem. 
Segundo Marx, quando o proletariado enfrentasse a burguesia, destruiria a burguesia e depois se destruiria criando uma sociedade sem classes, um dos principios do comunismo.
Mas tudo isso só aconteceria quando a classe dominada rompesse o véu da ideologia imposta pela classe dominante que os cegava e enxergassem assim sua condição com clareza. Exatamente o que aconteceu com Z, e depois com os demais operários, porém estes não conseguiam romper sozinhos com a dominação a eles infringida, e necessitaram ser guiados por uma formiga.
Z não possuia nenhum sangue real, nenhum direito de nome, mas conseguiu ascender sozinho para herói da história, apenas em base de suas ideias.
Eis a história da luta das classes. Eis a história das formiguinhas Z.
Ah, e quem não assitiu, assista o filme, esta é somente uma das ideias que ele representa. Além de ser super divertido.
 Lorem Krsna






5 comentários:

  1. O Z é como se fosse o Lula, lutou pelas classes, fez a merda e quando chegou lá meteu o fumo na negada e se tiornou um burguês fila de uma puta velha.

    Thomás

    ResponderExcluir
  2. A maioria faz isso quando senti o gostinho do poder, esquece de onde veio. Mas daí a gente não viu o que aconteceu depois que eles (z, não o lula kkkk) salvaram os operários, então não sei se ele fez isso Thomás.
    Mas é muito difícil consegui estabeler uma sociedade sem classes, por isso acredito que muito dos principios que Marx estabeleu são um tanto utópicos em função da sociedade de hoje.

    ResponderExcluir
  3. Certo sonhador, lutava pelas classes menos favorecidas, um líder nato.
    Porém para chegar ao topo da política não é fácil, ou continua lutando em vão ou se rende aos “amigos” para alavancá-lo.
    Silva chegou ao poder, mas de tanto articular para subir ficou preso, vendeu-se ao canto da sereia (A Corrupção).
    É assim senhores a política brasileira, e o melhor para quem pode é deixar de se enganar. Quem acredita em chapeuzinho vermelho e papai noel é criança.
    A única solução para o Brasil é surgir um salvador da pátria, que engane os “amigos” que o viabilizaram para chegar ao poder e lá estando invista maciçamente em EDUCAÇÃO, para que a longo prazo o povo pare de trocar seus votos por migalhas (bolsas de R$ 50,00 mensais).
    Essa é a única verdade, seja de esquerda e seja de direita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. A verdade, meu caro amigo, é que infelizmente hoje em dia para se entrar no meio politico sendo 100% honesto, tentando se manter em que se acredita e fazer a coisa certa é muito difícil. Há sempre decisões a se tomar, alianças a se fazer por necessidade de se manter a tona. Os demais acabam sendo esmagados. Mas seria muito bom se alguém pudesse saber usufruir disso para algo positivo pelo povo, afinal este o motivo para que se exista o sistema politico: pelo bem do povo. O que não acontece, se tornou praticamente utópico. E acredito, assim como você, que a educação seria a maneira de tentar mudar tudo isso. Tornar as pessoas esclarecidas, dar a elas a luz que necessitam, para que entendam o real significado do voto, depois de anos com ele sendo moeda de troca, e as pessoas ficando felizes com migalhas sem entender que merecem muito mais, tendo que escolher entre políticos mais ou menos desonestos...
      Se alguém fosse capaz de chegar ao poder e lembrasse do povo de fato, como os alicerces do pais e não os animais no curral, se este alguém fizesse algo concreto para mudar a situação... Não importando seu partido, ou sua classe, ele seria a chave para que as mudanças ocorressem de fato.

      Excluir
  4. Tenho muito orgulho de pertencer às forças armadas.
    Estão tentando destruir-nos pelo estomago, nos relegando a baixos salários, mas enganam-se, nosso lema é a coragem e a abnegação.
    Hoje temos Oficiais deixando a caserna por isso, mas saibam que a maioria dá a vida por isso, pela nossa causa maior que é o BRASIL.
    Vivemos pelo BRASIL, desde novo aprendi a amar nossa bandeira, o nosso hino.
    Já os políticos e pseudo-intelectuais não aprenderam ainda, fazem da coisa pública uma piada a seu bel prazer.
    Nunca comeram comida com chuva, nunca se sobrepuseram à fadiga e à fome por uma causa nobre.
    Os militares sempre estiveram e sempre estarão acima da política e das (os) sanguessugas que dela vivem.
    O nosso coração explode de felicidade pelo amor à Pátria e pelos bons Brasileiros.
    Alguns sucumbem por covardia, mas saiba que a maioria está disposta a dar suas vidas pela causa maior, O BRASIL.

    ResponderExcluir

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...