segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Amizade colorida



Como surge o amor? Quando a pessoa sabe que começou amar alguém de forma diferente do pensava amar? Sempre ouvi aquela frase clichê: o amor pode estar mais perto do que imagina. Para mim isso nunca funcionou (¬¬) Mas eu não sou a questão aqui, e sim um filme que fala justamente sobre quando os sentimentos por alguém começam a mudar sem que vejamos. Este filme é amizade colorida, uma comédia romântica que conta a história de dois amigos, Dylan e Jamie, que fartos de racionamentos falhos e solidão resolvem entrar em um acordo maluco: sexo sem compromisso ou envolvimento emocional. Uma espécie de amizade com bônus.
O problema (problema?) surge pelo fato dos dois realmente darem muito certo juntos. Os dois são pirados, talentosos, e por serem tão amigos, consequentemente conhecem muito bem um ao outro, seus defeitos e decepções. Obviamente eles iriam acabar se apaixonando. E passam o filme inteiro tentando convencer a si mesmos que não estão apaixonados. Bem, o fato é que inicialmente os dois eram mesmo amigos. Nada daquilo de amor a primeira vista. Em algum ponto, no entanto inevitavelmente o sentimento começou a mudar sem que pudessem controlar. E pela teimosia quase perderam um ao outro (quase).
Você pode até dizer que esta história é velha, afinal o que mais existe aí são casos de amigos que se apaixonam: o casamento do meu melhor amigo, o amigo da noiva... Por que falar de filmes somente? Há casos e casos reais.
Certo, existem amigos que são e sempre serão somente amigos. Isto é fato conhecido e confirmado. Eu mesmo já tive uma quedinha por um amigo, mas existem outros que não vejo de outra forma se não na sincera amizade. Amor fraternal.
Mas vamos falar das exceções. Das amizades coloridas por aí. Existem duas opções para uma pessoa que não seja seu irmão, ou que você não veja como irmão que conhece você demais: ou ele foge de você (acontece), ou vocês inevitavelmente se apaixonam. Só uma coisa uni tão bem as pessoas quanto as virtudes: os defeitos. E provavelmente seu amigo conhece mais seus defeitos do quê qualquer um, quem sabe mais do quê a sua família ou seu terapeuta (perdão aos que discordam). Aos amigos de verdade, em quem você confia você acaba se mostrando como é. É quase natural. Os males da intimidade. Você se mostra mais do que se mostraria em muitos relacionamentos. E pode ter certeza de uma coisa: se você esconde quem você é em uma relação, ela não dura, provavelmente. Aqueles casais que se mostram como são ao outro, são os que têm mais chance de durar. Aqueles casais que tem o humor e afinidade de melhores amigos.
Um grande amigo certa vez me disse que existem, na verdade, duas formas de um amor durar: ou você apaixona-se e se torna uma grande amiga (em alguns aspectos ao menos), ou você se torna uma grande amiga e se apaixona.
Talvez então, em essência, isso seja o amor que tantos procuramos: alguém que nos conheça e ainda assim nos aceite. Com quem possamos rir e compartilhar. Falar bobagens sem restrições malucas, com sinceridade às vezes até irritante sem a fantasia de princesa perdida, mas que nos proteja quando a coisa fica feia. Com quem possamos conversar, e que por mais que possamos brigar, não consigamos ficar longe por muito tempo.
E depois vem o resto de saldo.
Todos procuramos, no final das contas, uma amizade com bônus.

Lorem Krsna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...