quinta-feira, 5 de maio de 2011

O "causo" de João

Hoje ao olhar para trás, encontro em mim os vestícios tão recentes de minha meninice. São memórias nítidas, diria até algumas, por seu valor e circunstâncias são indeléveis em mim. E em meio a estas lembranças, recordo-me claramente das histórias contadas por meu pai, que nos passavam lições e divertia-nos, e dentre estas, surge-me a do "caso do João".

Seu nome era João. Não sabia de seu sobrenome (pois decerto possuia um), mas sabia o que contavam-me. Era dito um homem extremamente ríspido e indisposto a piadas, e somente por isso era sujeito a elas com frequência. Alvo preferido das crianças que circundavam a sua casa. João possuia uma grande e frondosa mangueira em seu quintal, e tinha por ardua tarefa afugentar a meninada que habitualmente invadia-lhe o território em busca de saborear os frutos desta planta. E foi nessa luta entre o dono da árvore e os meninos desordeiros que surgiu-lhe o apelido: João do Pé-de-Pau. Ninguém sabe ao certo o nome do menino criativo, mas o certo é que o dono da árvore não gostou nada da perjorativa, e por isso  mesmo foi que o apelido disseminou-se. E quanto mais ele ameaçava, mais irritava-se , era que então chamavam-lhe : "Olhem! Aí vem o João do Pé-de- Pau". E foi somente quando o nome aflorava já por toda a cidade,  que o pobre homem resolveu, em uma drástica atitude, acabar com o mal de uma vez, e em uma certa noite, armado com um machado cortou a sua preciosa mangueira!
Findado o problema? Achava-o ele, mas qual foi a sua surpresa e fúria, quando dias depois um homem que passava preguiçosamente em uma carroça de boiadeiro o chamou de "Seu- João- do- Pau- Cortado!"
A luta de João foi árdua, mas todo processo que fez gerou-lhe um apelido. Ao arrancar as reminiscências da árvore decepada, por exemplo, chamaram-lhe de "João-do-toco". Ao atear fogo ao restante do tronco, veio o "João-do-toco-queimado". Então, cavou o João e destruio as raizes da árvore já morta, eis que surge: "João- do-Buraco ". E quando por fim tampou a fenda do chão, e veio-lhe a alcunha que levou até a morte: "João-do-buraco-tapado".

A história de João foi uma das muitas que trago de minha infância, e da qual recordo-me juntamente com os risos estridentes e com a lição a ela confiada: Viva a vida com alegria, e tente não irritar-se com amenidades.
Ah que saudades de meu tempo de criança! E das histórias que tanto me fizeram rir em minha tenra infância...


Lorem Krsna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...