segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Ao som de Tommy Emmanuel

Não há nada que me deixe mais feliz do quê uma boa música, por isso hoje vou falar de um músico que na minha opinião pode ser classificado como o maior guitarrista da atualidade, uma daquelas pessoas que você escuta tocar e é impossível não pensar "esse cara foi abençoado". Falo de Tommy Emmanuel, um guitarrista australiano nascido 31 de maio de 1955.
Nascido em uma família musical, Tommy ganhou sua primeira guitarra aos quatro anos e  aprendeu de ouvido sem instrução formal. Com seis anos já trabalhava profissionalmente, com uma banda formada por ele e irmãos, sendo que ele é o irmão mais velho Phil eram considerados crianças-prodigio.
Tive conhecimento sobre ele há pouco tempo por intermédio de sua música footprints, mas Tommy já é aclamado na Austrália, partes da Europa e mais recentemente nos Estado Unidos, sua fama chegando há pouco nas terras tropicais Brasileiras, onde arrasta pelo mundo fás fiéis por seu estilo único que mistura blues, jazz, country e música clássica e  espanhola, em uma forma de tocar violão que se assemelha a tocar piano, utilizando todos os dedos das mãos, há um estilo que ele chama simplesmente de estilo de dedo.
Muito conhecido por utilizar a arte fingerpicking, ele é considerado por muitos como o maior do mundo neste estilo.
Quando ouço seu som, não é como se ouvisse apenas o violão, Tommy joga ritmo, baixo e bateria em uma mistura que deixa você encantado!
Inspirado pelo lendário guitarrista Chet Atkins, em 1962 Tommy ouviu o som deste artista americano  e passou horas tentando descobrir seu estilo fingerpicking e devorava cada um de seus albúns.  Escreveu então uma carta para Chet logo após perder seu pai de um ataque cardiaco em 1966, e para sua surpresa foi respondido.
Tommy aperfeiçou seu estilo e toca com a alegria e alma de uma criança, como se a música fluisse naturalmente de dentro dele, um dom natural, que fez com que Alkins anos depois se tornasse um de seus maiores fãs, além de seu mentor e realizasse trabalhos com ele. Além de Alkins, houveram parcerias com Eric Clapton, Sir George Martin e John Denver.
Além do talento natural, Tommy se dedica a música e lapidou seu talento com o passar das décadas, aperfeiçoando sua técnica.
Para se ter uma ideia de sua personalidade, ele é conhecido por tirar seu violão em aeroportos, lanchonetes ou em qualquer lugar quando lhe vem uma inspiração musical.
Quatro vezes vencedor do prêmio de maior guitarrista da Austrália, e duas vezes indicado ao grammy, ao ser interrogado por um jornalista sobre que conselho daria  para aspirantes a guitarristas jovens que buscassem alcançar um alto nível de musicalidade ele respodeu simplesmente "Você está pronto?" E enquanto o entrevistador esperava com bloco em punho para anotar as dicas preciosas Tommy deu o conselho mais importante, simples e também por vezes tão difícil: "Mãos à obra!".
Tommy Emmanuel veio ao Brasil  fazendo um espétaculo na noite de abertura do VI Festival Nacional de Violão do Piauí – Fenavipi  que ficou na história. Nunca nenhum músico havia conseguido total domínio da platéia, durante seu som, havia total silêncio, só interrompido no final por uma chuva de palmas.
Mais do quê tudo isso, é imposível você não ouvir Tommy Emmanuel tocar e não achar que a música deve ser uma linguagem perdida da qual restou a melódia, linguagem esta herdada de alguma dinvidade ou dos anjos.
Sua versatilidade é contagiante.
É fato.
Tommy Emmanuel tem o dom.

Lorem Krsna

 "Ele é sobre o guitarrista que eu já ouvi que pode chegar perto do que Lenny [Breau] fez com harmônicos, e ele tem um estilo todo seu. Acho que ele é provavelmente o maior dedo-selecionador no mundo de hoje. Ele é inventivo, destemido e tem um senso perfeito de ritmo. Ele é um showman grande, demasiado. Você não pode assistir Tommy realizar e não se sentir feliz. Eu adoro ele. Nós fizemos um álbum juntos em 1996, chamado The Day Fingerpickers Took Over The World, que eu estou muito orgulhoso. Tem algumas músicas bonitas sobre ele, e nosso jogo bem misturado. Tommy vai dar ao mundo uma grande quantidade de boa música nos próximos anos "
Chet Atkins


Minhas favoritas




Quer saber mais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...