terça-feira, 3 de abril de 2012

Curvas, retas e escritas

 
Eu já falei aqui na entropia, na teoria de que o caos move o universo. Engraçado que sempre que falo em entropia vem uma frase já bem velha, de que Deus escreve certo por linhas tortas. Quando era criança eu tinha uma teoria de que Deus escrevia tudo certinho, e a gente que entortava tudo, mas quem há de culpar-nos? São tantos caminhos, opções, limites a serem testados, por que no fim a gente vê que a vida é uma série de riscos e erros seguidos, sempre tentando chegar a um lugar: mas que lugar? O paraíso? A felicidade?

A verdade é que a vida é um labirinto, que corremos de olhos tapados. Aí está uma boa descrição. Pode-se falar de visionários, de pessoas que vêm além, mas no fim, os visionários talvez sejam aqueles que souberam se arriscar, não que eles tenham enxergado o que viria depois, como em um jogo de xadrez, que por mais que você tente ver jogadas a frente, no fim são apenas possibilidades, pois dependemos muito mais das reações de outros do que de nossas decisões. Sim. Viver é correr riscos, e entender que por mais que façamos as coisas certas, pode vir um idiota e fazer a coisa errada e acabar com tudo, mas que ainda assim temos que tentar fazer por nós. Estamos sempre no risco de perder, de ter planos frustrados, de alguém entortar nossa linha que pensamos ser reta, mas que pode ser uma curva bem acentuada – aí depende de nós se para cima ou para baixo.
Uma vez eu ouvi que a vida é repleta de placas de aviso que quase sempre não conseguimos enxergar. Os túneis e os labirintos podem enganar, as pessoas podem nos machucar, e podemos machucar as pessoas que mais queremos bem. Podemos nos jogar, e também deixar um amor passar por medo, por não ver além da bandana que recobre nossos olhos, mas no fim, um dia será o fim, e daí teremos que ficar de frente com o mais importante: o que fizemos da vida?
A verdade? É que ignorei muitas placas de aviso, e não sei aonde de fato tudo isso vai me levar. Também tenho consciência que minha escrita não é reta, mas repleta de curvas, de erros, borrões, mas uma coisa que nunca poderão dizer de mim é que deixei espaços em branco: quero viver tudo o que puder viver, não importa se minha vida durar 100 anos ou apenas algumas horas, não quero me arrepender do que não fiz.
Lorem Krsna
  

2 comentários:

  1. Na verdade, entropia é uma teoria de que, em todo sistema, as coisas, tendenciosamente, caminham para o caos e a desorganização. Mas isso não quer dizer que elas sejam desorganizadas, apenas estão desorganizando-se até que um dia sucumbam.

    ResponderExcluir
  2. Se eles estão se desorganizando,já estão desorganizados!

    ResponderExcluir

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...