sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Musicalidade


   Gosto de música brasileira. Na verdade nosso país possui artistas excelentes no ramo musical. Estava preparando uma seleção de músicas para acompanhar-me em uma tarde de estudos (hábito adquirido recentemente, embora goste igualmente do silêncio em certas ocasiões.),e quando a visualizei pronta percebi que havia colocado somente artistas nacionais.
   Orgulhei-me da seleção. Gosto bastante de música internacional, e neste ano em particular ouvi bastante artistas ingleses, norte-americanos, italianos e japoneses. Quem olhar a seleção da trilha que ouvi em 2010, que postei recentemente neste blog percebe isso, essa variedade. Mas nunca a música brasileira esteve tã o presente, e de maneira tão eclética, não só em meu dia-a-dia, mas nos aperelhos de  mp3 de muitos outros brssileiros, e de variadas idades. Dois de cada quatro adolescentes com quem converso gostam de algum músico nacional em especial. Infelizmente os outros 50% tem preconceito com a música brasileira, talvez por não tê-la ouvido realmente e com a mente aberta, ou não ter boas referências. Mas claro, esta é uma pesquisa feita em meu pequeno circulo de relações. 
    Tenho ouvido artistas dos quais ouvi sempre meu pai falar, e por um bom tempo não interessei-me em apreciar. Agora vejo o que estava perdendo. Dentre estes estão Fagner (em especial retrovisor e deslizes) e Zeca Baleiro (Azulejo e palavras, além da versão maravilhosa da canção proibida pra mim). Oswaldo Montenegro, Djavan, Nando Reis, Renato Teixeira, Lênine, Antônio Marcos (Como vai você),José Augusto (Casinha Branca) e o rei Roberto Carlos (Detalhes, falando sério, além do horizonte).
         Lulu Santos, Leoni, Adriana Calcanhoto, Vanessa da Mata, Jorge Vercilo, armandinho(uma noite que se vai e ursinho de dormir) e Zélia Duncan foram igulamente hábitos aprendidos recentemente, e dos quais não me arrependi.Ainda há outros dos quais já gostava, mas agora consigo melhor apreciar devido há um amadurecimento musical adquirido de minha parte, como Legião Urbana, Tim Maia, Cazuza (o poeta está vivo e codinome beija-flor), cidade negra (em especial  querem meu sangue) dentre outros.
       Recentemente conheci também teatro mágico, e pude aproveitar bem eu não sei na verdade quem eu sou, realejo  e a bailarina e o soldado de chumbo.
      Há os ritmos mais diversos, como a alegria ao ouvir Falamansa (meu pé fica batendo sem que eu queira! hehe), o romantismo de Raça Negra (minha mãe me ensinou a apreciar), a irreverência de Zeca Pagodinho, bandas mais jovens, como dibob e fourfan. Claudinho e buchecha e Pepê e Néném também não faltam em minhas seleções, são músicas que ficam em nossa mente sem que nem ao menos percebamos. Ouvimos uma vez, e de repente estamos cantando!
     Enfim, a música brasileira é tão diversificada, misturada. Como o próprio povo de nosso país o é. E a cada dia vem surgindo artistas bons , e vem abrindo espaço, invadindo nossos aparelhos de som. Há claro, artistas de gosto duvidoso, mas isso há em qualquer lugar. Minha mãe sempre diz que antigamente "precisava-se de voz e talento, e hoje apenas rebolar em cima de uma palco"(sic). Há excessões, claro. Ultimamente, sempre que saio as ruas, acabo ouvido músicas  novas,( algumas boas, e outras que não me agradam), e brasileiras. Aprendi a valorizar isso.
Findo este texto ao som de Lulu Santos, e faço minhas as suas palabras da canção certas coisas:
"Somos feitos de silêncios e SONS"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...