sexta-feira, 26 de agosto de 2011

BREAD - Vasculhando o baú


A primeira vez que eu ouvi falar em Bread foi ainda este ano, ao assistir o último episódio do seriado global a mulher invisível. A música era  "Everything I Own", uma canção melodiosa dos romances de discoteca.
Imediatamente fui enlaçada, e acabei indo atrás da história da banda.
A primeira coisa que você deve saber, é que se você não é cinquentão, quarentão saudosista dificilmente sabe sobre o grupo de rock-soft dos anos 70, que embalava as discotecas com baladas românticas e alguns solos de guitarra. A não ser que assim como eu,  com amor por músicas meio de antigamente.
Bem, BREAD foi criada por David Gates, colaborador de grandes nomes como Elvis Presley e Merle Haggard. Ele criou Bread em 1968, mal sabendo que esta chegaria ao topo das paradas de sucesso em todo o mundo. Faziam parte do grupo além do próprio David, Jimmy Griffin, Robb Royer, e mais tarde entraria o baterista do grupo Michael Botts e o tecladista Larry Knechtel .
Para se ter uma ideia o primeiro single do grupo, "Make It With You", alcançou o primeiro lugar da parada norte- americana Billboard.
O álbum BREAD causou um grande sucesso, rendendo diversas apresentações ao grupo, que ficou conhecido mundialmente, inclusive no Brasil, a que eu vim saber que embalou muitas noites de meus pais.
Suas canções foram facilmente assimiladas, além de "Everything I Own", outras de destaque foram 'if" (linda!), Baby I'm A Want You", "Guitar Man", "Infringement" e "Aubrey".
A banda veio a findar no ano de 1973, por conta (dizem) do choque de egos entre Gates e Griffin.
Mas como tudo o que é bom pedem bis, a banda veio a se encontrar três anos mais tarde  para lançarem um último trabalho, "Lost Without Your Love", que foi muito bem recebido por público e crítica.
David Gates lançou seus próprios álbuns, First e Never Let Her Go, em 1975, Goodbye Girl, em 1978, Falling In Love Again, em 1980, Take Me Now, em 1981, e Love Is Always Seventeen, em 1995. Tendo várias de suas canções gravadas por artistas como Julio Iglesias e Boy George. A canção que me enfeitiçou,  Everything I Own,  é uma homenagem a seu pai que foi a sua maior influência e principal incentivador.
Hoje David tem sua carreira direcionada ao Country, e ainda uma de suas canções. Goodbye Girl, recebeu a criação de um filme homônimo que rendeu  o Oscar de melhor ator para Richard Dreyfuss.
Do grupo hoje, apenas Gates e Robb ainda vivem, sendo que Griffin veio a falecer no ano de 2001, em novembro, em sua casa, na cidade de Nashville, de complicações advindas de um câncer no estômago. Jimmy tinha 61 e estava sob tratamento quimioterápico há muito tempo.
BREAD é um daqueles grupos que vale a pena ouvir, não importa a sua idade. Por isso, se você gosta, ou tem mera curiosidade em ouvir canções dos anos 70, seja bem vindo a este universo de romantismo e solos de guitarra!

Vale a pena conferir, eu recomendo.


Canções famosas do grupo:

01- Dismal Day
02- Any Way You Want Me
03- It Don't Matter To Me
04- Make It With You
05- Look What You've Done
06- I Want You With Me
07- Let Your Love Go
08- Too Much Love
09- If
10- He's A Good Lad
11- Mother Freedom
12- Baby I'm - A Want You
13- Down On My Knees
14- Everything I Own
15- Diary
16- The Guitar Man
17- Aubrey
18- Sweet Surrender
19- She's The Only One
20- Lost Without Your Love
21- Soap (I Use The)
22- Ann
23- Never Let Her Go24- Goodbye Girl





2 comentários:

  1. Tenho 51 anos e sou músico. Como esquecer os bailinhos dos anos 70 e 80, embalados ao som dessa maravilhosa banda? Teu post me fez viajar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço a visita! É muito bom encontrar pessoas que ainda tem amor a boa música. :)

    ResponderExcluir

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...