terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coraline - Terror e encanto


Estava revendo algumas listas de livros antigos que havia lido há alguns anos, quando encontrei CORALINE, de Neil Gaiman. Reli algumas páginas, e quando notei, lá estava eu embarcando de novamente no mundo fantástico da história.
Coraline talvez tenha sido um dos livros mais aterrorizantes que li na infância. Não o tipo de terror das histórias fantásticas de fantasmas e assassinos que era fascinada, mas um terror rebuscado dentro do coração de cada criança: aquele misterioso, fantasioso, que por mais que faça as mãos suarem e o coração bater acelerado temos que ir atrás, perseguir. Um terror esperado, buscado, ansiado por aventura e mistério.
Alguns críticos compararam o mundo de Coraline ao mundo de Alice no pais das maravilhas, mas diferente de Alice que encontrou um mundo maluco ao cruzar um buraco atrás de um coelho, Coraline descobriu um mundo sombrio e perigoso ao cruzar uma simples porta, um mundo onde inicialmente nada é o que parece realmente, com mistérios que colocam em perigo pessoas que ama, e ela passa a ter que usar de toda astúcia para ajudar crianças lá aprisionadas por um ser misterioso que usa de charme para conseguir o que deseja, e que a quer.
Mas desta segunda leitura, não foi só a história que me fascinou, mas os traços da arte do livro. Um segundo olhar, como dizem.

O ilustrador é DAVE MCKEAN, um artista e fotógrafo, muito famoso pelo trabalho como designer em livros e capas de CD. Velho companheiro das histórias de Neil Gaiman, já que responde pelas ilustrações de  The wolves in the walls, história do autor. McKean tem desenhos angulares e traços vitorianos, o que acrescenta toques sinistros aos livros, reforçando a promessa de que sempre serão absolutamente assustadores. Sombras obscuras que se transformam em coisas inusitadas, dando bem o ar da história como se pudéssemos não somente ler, mas ver um filme a partir da imagem que ele projeta.
Enfim, recomendo este livro não só pela história, mas pela arte. Se você tem preguiça de ler, olhe os desenhos e será fisgado, quando perceber, já está caindo dentro da história!
Só para findar, alguns dos desenhos da arte do livro, para dar um gostinho .

Lorem Krsna
















Mais arte de Dave McKean


2 comentários:

  1. Oi querida como está? Seus textos estão muito bons. Pelo que vejo vc gosta muito de ler pois está sempre postando sobre livros por aqui. A leitura é sempre bem vinda pena que a maioria das pessoas não pratica este belo exercício acham chato e tal. Depois nos perguntam porque muitos jovens não sabem desenvolver bem um texto ou não tem uma boa fluência no cotidiano. Infelizmente no nosso país bem diferentes de outras culturas as crianças não são orientadas pelos pais para se tornarem leitores desde a infância pois talvez fosse mais fácil de adquirir o hábito. Isso dificulta mais tarde a própria aprendizagem delas na vida escolar. Na verdade eu acho que é uma questão cultural mas isso é assunto pra mais de metro rsrsrs!
    Beijos e Bom dia pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Não há ganho maior do quê a leitura e a busca do conhecimento Letícia, é uma pena que não esteja sendo melhor incentivado :/

    ResponderExcluir

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...