quinta-feira, 7 de abril de 2011

Manobras de Outono





Já li muitos livros ambientados na segunda guerra mundial, de ficção ou não, mas esse foi o primeiro que li pela visão de uma alemão. Me faz lembrar que o primeiro país invadido pelo nazismo foi a própria Alemanha.
É muito interessante ver as duas guerras pelo olhar de um 'bom alemão', ver a luta entre a obediência cega e a percepção de que algumas coisas não valem a sua própria alma.
Emanuel é um personagem interessante por sua humanidade. Ele não é um 'grande herói', é só um homem com seus defeitos que tenta fazer a coisa certa, mas sem ter certeza em alguns momentos o que é o certo.
As mudanças pelas quais ele passa, de soldado aspirante e nacionalista e um homem cansado que só quer paz depois de perder tanto para a guerra, mostram seu crescimento e seu entendimento sobre o que se trata, afinal, a guerra. Ver a luta interna dele é um simbolo da nossa humanidade em meio ao caos. Afinal, até onde vale a nossa obediência cega?
Heinz G. konsalik sabe como ninguém nos instigar a fazer perguntas interiores após ler uma obra sua. Eu recomendo este livro não só para aqueles que gostem de obras afins, mas para todo aquele que se interessa por o enigma que é o homem, e mais ainda, que quer ver a humanidade "nua", como tudo o que há de ruim e de bom.


"Deviam-se reunir as palavras das mães de filhos mortos na guerra... juntá-las em todo mundo... e imprimir com elas um livro grosso. E esse livro devia ser leitura obrigatória dos políticos. Deviam ser obrigados a ler tudo, da página 1 a 2.000! (...)E depois lhe perguntariam: o que aprenderam com isso? Sabe o que responderiam? 'Conosco é diferente. Nós agimos diferente. ' Até a próxima guerra. Ser político significa erguer o próprio espírito a condição de um pequeno deus. E o ser humano rasteja diante dos deuses. Sim, talvez até matassem as mães juntamente com as suas palavras, para continuar a fazer política sem ser incomodados." Emanuel Schütze

Lorem Krsna

Um comentário:

  1. Eu li esse livro há uns 20 anos atrás. Amei!! Hoje do nada me lembrei dele. Gostaria muito de comprar uma edição. Mas moro no México e não acho que encontre uma versão em português aqui. Que legal que você tem um.

    ResponderExcluir

Dúvidas? Indagações? Palpites? Ideias? Epifanias?
Só para comentar mesmo?
Tudo bem!
A vontade!
Aberta a opiniões.
A agradeço a sua visita ao anjo sonhador.
Espero que volte sempre que quiser, serás bem-vindo.

Vasculhe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...